top of page

LOGÍSTICA BANCÁRIA

Com profissionais especialistas no segmento, a Rio Verde Consulting acumula experiência em todas as atividades da Logística que dão suporte às operações dos Bancos, outras Instituições Financeiras e Seguradoras, tendo como diferencial a vivência não só como contratante de serviços logísticos, mas também como prestador, tanto do lado do Operador Logístico e das Transportadoras, quanto da Consultoria em projetos.

Material de escritório e expediente

Bancos são fortes consumidores de materiais de escritóro e expediente, não só pela grande quantidade de pontos de atendimento (agências, PABs e departamentos administrativos) espalhados por todo o território nacional, mas também pela própria ecessidade do negócio.

 

Neste sentido torna-se fundamental a aplicação de inteligência logística de processos, e um modelo de armazenagem e transporte adequado, evitando desabastecimento do estoque destes materiais.

Distribuição de documentos

A distribuição de documentos, além dos que já circulam através do TCM destinados às agências, pode ser realizada também através dos Correios ou empresas de entrega expressa, como couriers e motoboys, quando o cliete do Banco é o destinatário final.

 

A melhor solução sempre passará por uma análise de custo X benefício e nível de serviço desejado, além de questões legais.

Gestão de print center e bureau de impressão

A complexidade do sistemas de processamento de documentos de um Banco reforçam a necessidade da garantia da qualidade de impressão dos diversos objetos (extratos, faturas, cartas, avisos, malas diretas, relatórios, entre outros), e também dos padrões da marca que representam a instituição.

 

Neste sentido, uma excelente gestão de processos de dos diversos forncedores da cadeia são fator determinante para a boa receptividade da informação pelo cliente final.

Outsourcing de impressão

A gestão eficiente das impressoras e multifuncionais utilizadas nos escritórios e agências traduz significativa otimização, reduzindo custos e consumo de papel, tonner e energia elétrica, além das emissões de gases de efeito estufa e respectivo impacto ambiental. 

Gestão de Frota Operacional e Executiva

A composição da frota e o modelo de contratação podem variar de acordo com cada instituição e suas políticas internas. Independentemente disto, a gestão eficiente da frota promove controle dos gastos, redução de consumo de combustível, controle e zelo pelo patrimônio, redução de desvios e também da emissão de gases poluentes.

 

Os mesmos requisitos se aplicam também à gestão de aeronaves executivas (helicópteros e jatos).

Meios de Pagamento

Apesar da transformação que vem ocorrendo no setor do ponto de vista tecnológico (modernização das máquinas de POS) e da entrada de novos players, a eficiente distribuição e disponibilidade das máquinas representam um diferencial competitivo para as operadoras que têm o desafio de abranger todo o território nacional, logo a gestão dos suprimentos e a logística de reparo dos equipamentos impactam diretamente o negócio do cliente.

TCM - Transporte Compartilhado de Malotes

O transporte de malotes de documentos operacionais que circulam entre os pontos de atendimento da instituição, entre outros, apresenta-se de forma bastante peculiar e rotineira, uma vez que as entregas e coletas ocorrem diariamente, em todos os pontos e sempre no mesmo horário, de modo a não comprometer as atividades operacionais das agências e PABs, processamento de documentos e compensção de cheques de clientes.

Equipamentos pesados e sensíveis

ATMs (caixas eletrônicos), terminais de caixa, computadores, cofres, estações de trabalho, mesas, cadeiras, armários e diversos itens fazer parte desta família de materiais que requer cuidados especiais na armazenagem, manuseio e transporte, de modo que se preserve sua integridade física, fazendo com que estes itens possam compor toda a estrutura de atendimento que será disponibilizada ao cliente final.

Cartões, cheques, tokens e impressos de segurança

São objetos de altíssima atratividade e risco de fraude em todo o processo. Além da gestão dos forncedores, os elos entre cada etapa precisam ser devidamente controlados.

 

Neste caso também, a garantia da qualidade de produção faz com que o cliente final receba seu produto dentro do prazo e com o respeito aos atributos da marca da instituição.

Compras estratégicas e parcerias

A proposta que apresenta menor preço não é necessariamente melhor compra para a instituição. Análises de custo total e parcerias estratégicas com fornecedores na filosofia "ganha-ganha" tornam o processo mais sutentável e mais assertivo, logo, mais barato ao longo do tempo.

Gestão de Resíduos Sólidos (PNRS)

Modelos de logística reversa que venham a atender às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) podem ser aplicados a qualquer tipo de empresa, sendo que Bancos são grandes geradores de resíduos.

 

Isso requer um modelo de gestão calibrado com as necessidades de reporte de cada instituição, seus relatórios de sustentabilidade e suas prestações de conta do ponto de vista ambiental junto aos órgãos competentes.

Gestão de Facilities

Na Gestão de Facilities também se aplica inteligência logística visando benefícios de otimização de processos, disponibilidade de serviços, consumo eficiente, qualidade de atendimento aos diversos usuários e adoção de práticas sustentáveis, podendo-se até almejar uma certificação verde.

Nossos Parceiros

​© 2012 por Rio Verde Consulting

 

bottom of page